Os números caracterizam-se por ser um importante instrumento de medidas e estatísticas, são frequentemente, usados para comparar variáveis econômicas relacionadas entre si, para obter uma análise simples e resumida das mudanças ocorridas ao longo do tempo ou em diferentes lugares.
Na sociedade moderna em que vivemos somos conduzidos por informações, números, pesquisas, dados, tudo tem que funcionar na maior perfeição, pois a exigência está cada dia mais avançada e para isso é necessário que aja uma exatidão em tudo, milimetricamente calculada. Sem contar que mesmo para as produções menos importantes precisa-se trabalhar com aproximação e estatísticas que também exigem números para sua fundamentalização.
Os números trazem uma maior facilidade quando representados em tabelas e gráficos baseando-se na interpretação, no entendimento de analises, dados e estudos proporcionando uma visão ampla abrangendo o entendimento de maneira clara facilitando a expressão e analise num contexto geral.
Os números além de apresentar informações exatas ou aproximadas, trazem para a economia uma visão clara de grandes empreendimentos, os empresários por sua vez usam esses dados para promover a questão de vendas de um determinado produto. Baseando – se na informação dos dados apresentados, eles sabem exatamente o que produzir e onde produzir, além de produzir na quantidade exata evitando assim grandes percas que acarretam grandes prejuízos.
Como podemos ver, os números estão em toda parte. Destacando os números na área da educação, segundo dados sobre o analfabetismo no Brasil, os mesmos mostram uma grande melhora no decorrer dos anos. Se analisarmos a fundo a questão podemos observar que a redução do analfabetismo vem acontecendo proporcionalmente, o que mostra que o empenho se mantem a cada ano. No entanto, tem o lado negativo, pois, em nenhum momento ouve uma queda acentuada o que mostra, que a educação no Brasil se sente acomodada, não que esteja ruim, mas necessita de mais investimentos.
Através dos gráficos e números apresentados, foi possível também analisar como que se avalia o analfabeto funcional, que é a denominação dada à pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos e os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas. Também é definido como analfabeto funcional o individuo maior de quinze anos e que possui escolaridade inferior a quatro anos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais com nível superior de escolaridade. Essa conclusão foi obtida graças à amostragem de gráficos e tabelas relacionados a partir dos números, que diferencia os dois lados já que os mesmos possuem uma mesma informação, mas, se caracterizam por ícones diferentes, o que mostra e prova mais uma vez, que os números são fundamentais em cada quesito possível de se imaginar.
A importância de dados e números reflete também na visão de um governante, através deles, é possível promover estratégias que são necessárias para uma melhor solução de resultados. Permite também, observar onde estão às falhas e em que momento as mesmas aconteceram, a partir desse ponto, pode-se obter um melhor desenvolvimento econômico – social.
Podemos concluir assim, que a sociedade se move através dos números, pois são eles que apontam os caminhos a serem seguidos tanto os bons quanto os ruins e assim, acabam estando em toda parte. De forma resumida, podemos afirmar que são os números que na teoria organizam e dirigem a sociedade.
Produção de Texto
Anderson José Bender (Acadêmico do curso de Geografia)
Referências de leitura e pesquisa:
ROCHA,João Alberto Guerra da, SIQUEIRA, Ivana Caldeira, SIMA, Luiz Fernando EUMED.NET. A importância dos números. Brasil, 2010 Disponível em: EUMED.NET < http://www.eumed.net/ce/2009a/ssr.htm > Acesso em 20 de Fevereiro de 2012 às 15:00 Hs.
WIKIPÉDIA. Analfabetismo funcional. Brasil, 2008 Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Analfabetismo_funcional > Acessado em 21 de fevereiro de 2012 às 21:10 Hs
CEDES UNICAMP. A origem dos conceitos de analfabetismo e alfabetismo funcional. Brasil, 2012. Disponível em< http://www.cedes.unicamp.br/pesquisa/artigos/HADDAD/cap1.html > Acesso em: 23 de Fevereiro de 2012 às 16:22 Hs
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