ESTE BLOG POSSUI CONTEÚDOS ACADÊMICOS RELACIONADOS AO CURSO DE GEOGRAFIA (LICENCIATURA) E, CONTEÚDOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. OBRIGADO PELA VISITA.

COLABORE COM O DESENVOLVIMENTO DESTE BLOG, PARA MAIS ESTUDOS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES. MANDE SUA COLABORAÇÃO PARA BANCO DO BRASIL AGENCIA 4079-7 CONTA 9.4222-7 ITAIPULÂNDIA / PARANÁ.

INTERESSE EM PATROCINAR ESTE BLOG ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL anderson_josebender@hotmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Sou simples, honesto, sincero, dedicado, carinhoso, compreensível e de muita fé em DEUS. Sou católico, Professor formado em Educação Infantil, pelo curso de formação de docentes do C.E.P.E.M (Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis) de Missal - PR, formado em Geografia (licenciatura) pela UNIGUAÇU – FAESI, e Pós - Graduado em Educação Especial e Inclusiva.

Pesquisar no blog

Origem das Visitas

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Arco do Desflorestamento na Amazônia


     O Arco de Desflorestamento é composto por 248 municípios e se estende de Rondônia ao Maranhão. Atualmente denominado de Arco do Desenvolvimento sustentável, local onde se observa grandes taxas de desflorestamento bem como as grandes concentrações de detecções de focos de calor no período da estação seca. Nos meses que vão de Junho à Outubro há um incremento no número de focos de calor em áreas não antropizadas que são considerados como alertas verde. Os alertas verdes fazem parte da metodologia usada no sistema de monitoramento de fogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA e são emitidos pelo mesmo.
      O estudo é realizado em uma área conhecida como “Arco do Desflorestamento”, pois se caracteriza por ter uma intensa exploração madeireira e a utilização do fogo para fins agrosilvopastoris. Estende-se desde o Estado do Acre até o Estado do Maranhão e
abrange os biomas do cerrado e floresta amazônica, (Junior et al, 2001).

Fonte :  http://marte.dpi.inpe.br/col/dpi.inpe.br/sbsr%4080/2006/11.14.18.49/doc/4421-4423.pdf

Um comentário:

  1. Nossa até que fim ache algo interessante pra ler Um bom blog Anderson J. Bend

    ResponderExcluir

Marcadores