ESTE BLOG POSSUI CONTEÚDOS ACADÊMICOS RELACIONADOS AO CURSO DE GEOGRAFIA (LICENCIATURA) E, CONTEÚDOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. OBRIGADO PELA VISITA.

COLABORE COM O DESENVOLVIMENTO DESTE BLOG, PARA MAIS ESTUDOS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES. MANDE SUA COLABORAÇÃO PARA BANCO DO BRASIL AGENCIA 4079-7 CONTA 9.4222-7 ITAIPULÂNDIA / PARANÁ.

INTERESSE EM PATROCINAR ESTE BLOG ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL anderson_josebender@hotmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Sou simples, honesto, sincero, dedicado, carinhoso, compreensível e de muita fé em DEUS. Sou católico, Professor formado em Educação Infantil, pelo curso de formação de docentes do C.E.P.E.M (Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis) de Missal - PR, formado em Geografia (licenciatura) pela UNIGUAÇU – FAESI, e Pós - Graduado em Educação Especial e Inclusiva.

Pesquisar no blog

Origem das Visitas

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Questões sobre o relevo


1.      O que é chapada?
 É uma superfície tabular estrutural, em geral limitada por rebordas localmente festonados dispostas horizontalmente. Desenvolve-se em estrutura concordante e horizontal de bacias sedimentares.

2.      Quem criou o conceito de morfoestruturas e morfoesculturas  e como elas são definidos?
Quem criou o conceito de morfoestrutura e morfoescultura foi o Russo Guerasimov para designar as unidades do relevo. A morfoescultura é definida por processos endógenos e a morfoescultura por processos exógenos erosão, acumulação.

3.      O que são morfoesculturas?
As morfoesculturas são as formas de relevo que se originam a partir das influências dos fatores erosivos que variam de acordo com sua intensidade.

4.      Diferencie Planalto de Planície.
O planalto encontra-se em regiões de média altitude com processos de erosão e as planícies são de baixas altitudes com processos de acumulação.

5.      Defina Cuesta. 
A cuesta é definida por um relevo dissimétrico, formado de um lado por uma vertente íngreme e de outro por um planalto que se inclina suavemente em sentido inverso. A cuesta é um relevo derivado da estrutura concordante e inclinado de uma bacia sedimentar.

6.      Quais são os tipos de morfoescultura desenvolvidas por dissecação?
 As principais morfoesculturas desenvolvidas por dissecação são as colinas e as cristas

7.      Quais são as morfoesculturas desenvolvidas por acumulação? Defina-as.  
As morfoesculturas desenvolvidas por acumulação são as fluviais, fluvio-marinhas, marinhas, eólicas, lacustres e glaciais. São definidas da seguinte maneira:
Planície fluvio-marinhas: são relativamente complexas de depósitos sedimentares, apresentam terrenos periodicamente inundados, cordões arenosos, vegetação de mangue e terraços fluviais.
Planícies marinhas: são áreas planas da acumulação marinha, possuem em geral, terraços marinhos, restingas e cristas praiais.
Planícies eólicas: são formadas pelo acumulo de areias deixadas pelo vento e sobre essas planícies dispõem-se as dunas.
Planície lacustre: são aquelas formadas em áreas entulhadas recentemente, o assoreamento de um lago se da quando seus afluentes vão depositando as aluviões, tornando a bacia menos profunda determinando um decréscimo do volume da água.  
Planícies glaciais: são originadas por depósitos transportados pelo gelo, tais como: lama, areias e seixos, formando colinas alongadas, depressões pantanosas e grandes acumulações arenosas.

8.      O que são formas de relevo?
As formas de relevo são componentes da litosfera, independentemente de seus tamanhos, são muito importantes nos processos de organização  geográfica, suas formas são resultantes de processos de origem estrutural e escultural.

9.      Quais são os processos que atuam no relevo?
Os processos que atuam no relevo são os processos endógenos ou internos como tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos e os processos exógenos ou externos como a ação das águas, ventos, mar, gelo e dos seres vivos.

10. O que são macroformas?
 As macroformas são unidades do relevo, podem ser definidas em planaltos, planícies e depressões.

11. Quais são as unidades de relevo que predominam no Brasil?
No Brasil podem-se encontrar três unidades de relevo: os planaltos, as planícies e as depressões. Porém, a um maior predomínio de planaltos.

12. Como o relevo paranaense foi dividido segundo Maack, em 1968?

Maack classifica o relevo paranaense em cinco regiões naturais, iniciando pelo Leste em direção ao Oeste. Essas regiões ficaram assim denominadas: Planície Litorânea ou Costeira, Serra do Mar, Primeiro Planalto, Segundo Planalto e Terceiro Planalto.

6 comentários:

Marcadores