ESTE BLOG POSSUI CONTEÚDOS ACADÊMICOS RELACIONADOS AO CURSO DE GEOGRAFIA (LICENCIATURA) E, CONTEÚDOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. OBRIGADO PELA VISITA.

COLABORE COM O DESENVOLVIMENTO DESTE BLOG, PARA MAIS ESTUDOS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES. MANDE SUA COLABORAÇÃO PARA BANCO DO BRASIL AGENCIA 3744-3 CONTA 9.422-6 MISSAL / PARANÁ.

INTERESSE EM PATROCINAR ESTE BLOG ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL anderson_josebender@hotmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Sou simples, honesto, sincero, dedicado, carinhoso, compreensível e de muita fé em DEUS. Sou católico, Professor formado em Educação Infantil, pelo curso de formação de docentes do C.E.P.E.M (Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis) de Missal - PR, formado em Geografia (licenciatura) pela UNIGUAÇU – FAESI, e cursando atualmente Pós - Graduação em Educação Especial e Inclusiva.

Pesquisar no blog

Carregando...

Origem das Visitas

domingo, 24 de julho de 2011

Tabela sobre Tendências Pedagógicas


Tendência pedagógica
Época
Idealizador
Principais Características

Pedagogia tradicional
Revolução Francesa 1789
Emile Durkhein e Herbart
Professor mediado
Aluno receptor passivo
O conhecimento memorizado.

Pedagogia Renovadora
Século XVII e XVIII
Pestalosi
Métodos mais ativos
Aprende pela decoreba


Movimento escola novista
Início de 1800
John Dewey
Ensino centrado no aluno – formação da criança para a democracia, sujeito ativo, aprende pela descoberta.

Pedagogia tradicional no Brasil
Brasil colônia 1534
Jesuítas
Escola para poucos, escola para a elite, professor mediador, conhecimento memorizado.

Didática da escola nova ou didática ativa
Década de 1950
Anísio Teixeira
Direção da aprendizagem, aluno como sujeito da aprendizagem, o professor incentiva, organiza.

Tecnicismo educacional
Década de 1960
Época dos militares
Objetivos, conteúdos estratégias, avaliação. O professor é um administrador e executor do planejamento.

Pedagogia libertadora
Década de 1980
Paulo Freire
A construção do sujeito individual, o professor é um mediador da aprendizagem.

Pedagogia histórico crítica
Década de 1970
Vigotski
O aluno tinha que aprender e aprender, o professor era o orientador.
Pedagogia Crítica social
Década de 1990
José Carlos Libâneo.
Método sócio interacionista (critica o conteúdo social).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores