1-Relacione
os Princípios e Fins da Educação Nacional
I - igualdade de condições para o
acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar,
pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de idéias e de
concepções pedagógicas;
IV - respeito à liberdade e apreço à
tolerância;
V - coexistência de instituições
públicas e privadas de ensino;
VI - gratuidade do ensino público em
estabelecimentos oficiais;
VII - valorização do profissional da
educação escolar;
VIII - gestão democrática do ensino
público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;
IX - garantia de padrão de qualidade;
X - valorização da experiência
extra-escolar;
XI - vinculação entre a educação escolar,
o trabalho e as práticas sociais.
2-
Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema
de ensino, terão a incumbência de.....
Elaborar e executar sua proposta
pedagógica''. Isso significa que a escola tem autoridade para elaborar a sua
intencionalidade educativa e fazê-la realizar num determinado espaço de tempo.
Sendo assim, no que se refere à inclusão, a escola deve elaborar sua proposta
pedagógica de forma a atender o aluno com necessidades educativas especiais
dentro dos critérios de crescimento intelectual, social e humano.
3-Os
docentes incumbir-se-ão de:
I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento
de ensino;
II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica
do estabelecimento de ensino;
III - zelar pela aprendizagem dos alunos;
IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor
rendimento;
V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar
integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao
desenvolvimento profissional;
VI - colaborar com as atividades de articulação da escola com as
famílias e a comunidade.
4-
Qual a finalidade da educação básica e como ela poderá se organizar para
cumprir sua tarefa?
Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando,
assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e
fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais,
períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos
não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por
forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de
aprendizagem assim o recomendar.
5-
que bases devem ter os currículos do ensino fundamental e médio?
Art. 26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base
nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e
estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas
características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da
clientela.
6-O
ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na
escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a
formação básica do cidadão, mediante que obrigatoriedades?
Mediante a Redação dada pela Lei nº
11.274, de 2006, onde ficam estabelecido que:
I - o desenvolvimento da capacidade de
aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do
cálculo;
II - a compreensão do ambiente natural
e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se
fundamenta a sociedade;
III - o desenvolvimento da capacidade
de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a
formação de atitudes e valores;
IV - o fortalecimento dos vínculos de
família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se
assenta a vida social.
7-
pela lei quais disciplinas e quais grupos deverão necessariamente serem
contemplados na pratica escolar?
§ 1º Os currículos a que se refere o caput devem abranger,
obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento
do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do
Brasil.
§ 2º O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos
diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento
cultural dos alunos.
CURRÍCULO
E POLÍTICA CURRICULAR
A- Enumere
4 funções do currículo:
ü
O
currículo é uma construção cultural,
ü
Sempre
constitui um modo de organizar as práticas educativas.
ü
Através
dele, seus(suas) elaboradores(as) buscam concretizar a socialização, bem como
os fins sociais e culturais que, espera-se, sejam alcançados por intermédio das
práticas educativas formais.
ü
Constitui-se
numa opção historicamente configurada, fazendo parte, portanto, de uma trama ao
mesmo tempo cultural, política, social e escolar.
B- Com suas palavras defina currículo
O currículo é uma construção cultural,
e sempre constitui um modo de organizar as práticas educativas.
Através dele, seus(suas) elaboradores(as)
buscam concretizar a socialização, bem como os fins sociais e culturais que,
espera-se, sejam alcançados por intermédio das práticas educativas formais,
constitui-se numa opção historicamente configurada, fazendo parte, portanto, de
uma trama ao mesmo tempo cultural, política, social e escolar.
C- Comente o que é política curricular
Uma dimensão da política educacional,
cuja especificidade é a de estabelecer a forma de selecionar, organizar e
modificar o currículo. As políticas curriculares assumem papel fundamental no
processo de regulação do currículo. As políticas curriculares não só
estabelecem as decisões gerais a serem seguidas, como também subsidiam a
ordenação jurídica e administrativa exigidas para a oficialização dos mesmos,
ou seja, é toda aquela decisão ou condicionamento dos conteúdos e da pratica do
desenvolvimento do currículo a partir das instancias de decisão política e
administrativa, estabelecendo as regras do jogo do sistema curricular.
D- Qual a influencia da política curricular
na vida de uma pessoa ou de uma sociedade?
Sua influência se dá no poder de
intervir na distribuição do conhecimento a ser realizado no interior dos
estabelecimentos escolares, assim como incide diretamente sobre as práticas
educativas. Portanto, têm um caráter prescritivo cuja manifestação mais
concreta se dá no currículo oficial destinado ao ensino obrigatório.
E- As políticas curriculares têm um caráter
prescritivo cuja manifestação mais concreta se dá no currículo oficial
destinado ao ensino obrigatório. Cite algumas Funções do Currículo Prescrito.
Promover o estabelecimento de uma
cultura comum para o conjunto da sociedade que se quer atingir, garantir a
igualdade de oportunidades propiciadas a partir dos mínimos curriculares
estabelecidos para os sistemas educacionais, organizar o saber e ainda tem
servido também para as instâncias político- administrativas exercerem o
controle da qualidade do sistema educativo.
F- Diferencie mas concepções de currículo
na Lei Nº 5692/71 e na nova LDB (Lei 9394/96).
Ao contrário da legislação anterior -
Lei Nº 5692/71 -, que concebia o currículo enquanto um rol de disciplinas que
deveriam compor um dado curso, a nova LDB adota uma concepção, em que o
currículo é a expressão de princípios e metas a que se propõe a educação, e
mais especificamente o projeto educativo que a persegue.
G- O que se entende por conteúdos mínimos ?
São noções e conceitos essenciais
sobre fenômenos, processos, sistemas e operações, que contribuem para a
constituição de saberes, conhecimentos, valores e práticas sociais
indispensáveis ao exercício de uma vida de cidadania plena.
H- Art. 27 – Os conteúdos curriculares da
educação básica observarão algumas diretrizes. Comente-as.
• A difusão de valores fundamentais ao
interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum
e à ordem democrática;
• consideração das condições de
escolaridade dos alunos em cada estabelecimento;
• orientação para o trabalho;
• promoção do desporto educacional e
apoio às práticas desportivas não formais.
I- Explique o conceito de base comum
nacional
Refere-se ao conjunto de Conteúdos
mínimos das Áreas De Conhecimentos articulados aos aspectos da Vida Cidadã. Por
ser a dimensão obrigatória dos currículos nacionais – certamente âmbito privilegiado da avaliação
Nacional do rendimento escolar – a Base
Nacional Comum deve preponderar substancialmente sobre a dimensão diversificada
J- Explique o conceito de Parte
Diversificada do Currículo.
• a chamada parte diversificada do
currículo da educação básica esta prevista no artigo 26 da LDB.
• Cada sistema de ensino (dos estados
ou dos municípios) bem como cada unidade escolar, com base nas características
regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela, podem,
segundo a lei, complementar a base comum nacional com uma seleção curricular de
caráter diversificado.
• "envolve os conteúdos
complementares, escolhidos por cada sistema de ensino e estabelecimentos
escolares, integrados à Base Nacional Comum, de acordo com as características regionais
e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela, refletindo-se,
portanto, na Proposta Pedagógica de cada Escola,conforme o art. 26".
(Cury:1998, p. 65).
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