ESTE BLOG POSSUI CONTEÚDOS ACADÊMICOS RELACIONADOS AO CURSO DE GEOGRAFIA (LICENCIATURA) E, CONTEÚDOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. OBRIGADO PELA VISITA.

COLABORE COM O DESENVOLVIMENTO DESTE BLOG, PARA MAIS ESTUDOS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES. MANDE SUA COLABORAÇÃO PARA BANCO DO BRASIL AGENCIA 4079-7 CONTA 9.4222-7 ITAIPULÂNDIA / PARANÁ.

INTERESSE EM PATROCINAR ESTE BLOG ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL anderson_josebender@hotmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Sou simples, honesto, sincero, dedicado, carinhoso, compreensível e de muita fé em DEUS. Sou católico, Professor formado em Educação Infantil, pelo curso de formação de docentes do C.E.P.E.M (Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis) de Missal - PR, formado em Geografia (licenciatura) pela UNIGUAÇU – FAESI, e Pós - Graduado em Educação Especial e Inclusiva.

Pesquisar no blog

Origem das Visitas

sábado, 29 de junho de 2013

Perguntas e respostas sobre a formação histórica no Brasil do período colonial até era Getúlio Vargas (1500 – 1945)



CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA EUROPA DO SÉCULO XV, NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS.

Explique a formação dos estados nacionais modernos do século XV.
A formação se deu através da união da sociedade burguesa ao rei com objetivo de formar um processo de centralização política para dar origem aos Estados Modernos, sendo Portugal o primeiro estado Moderno a surgir. 

Relacione a expansão marítima europeia à formação dos estados modernos.
Através dos Estados Modernos, foi possível a expansão marítima. Isso se deu pelo fato de os burgueses terem muito lucro e projetos definidos e mercantis via Oceano Atlântico.

Porque os Estados Modernos recém-formados estariam em busca de um novo caminho para às índias?
Para facilitar o acesso e ter um maior domínio, buscando trazer especiarias e iguarias que davam um grande lucro comercial aos mesmos.

Como se deu o início do processo de formação territorial oficial do Brasil?
O processo de formação territorial se deu através de um “suposto” erro de rota que levou Pedro Alvares Cabral a mudar a rota das índias para o território “desconhecido” que hoje é o Brasil.

BRASIL PRÉ – COLONIAL (1500 – 1530)

Caracterize o Brasil pré-colonial no que se refere à economia e a administração portuguesa
O Brasil pré-colonial se ateve a exploração do Pau-Brasil por meio das práticas de escambo e ao envio de expedições guarda-costas que visavam fiscalizar a costa brasileira para fins de evitar o contrabando francês e outros 

Explique o descaso lusitano em relação ao território do Brasil nos trinta primeiros anos de exploração
O descaso acontecia pelo fato de nesse período haver apenas a exploração do território, não havendo outro interesse pelos portugueses a não ser o comércio de especiarias.

Diferencie o significado da prática de escambo para entendimento dos nativos e dos exploradores.
A prática do escambo se diferenciava pelo fato de ser um comércio de trocas com os nativos, os mesmos, no entanto exploravam e extraiam o Pau-Brasil da mata densa em troca de produtos trazidos pelos portugueses como, vestimentas, espelhos, quadros entre outros objetos.

BRASIL COLONIAL – (ECONOMIA, SOCIEDADE, ADMINISTRAÇÃO)

Quais os principais motivos que conduziram a coroa portuguesa a optar pela colonização do Brasil em 1530?
Os principais motivos foram as constantes invasões estrangeiras, sobretudo por parte da França. Baseado nesse contexto Portugal achou fundamental colonizar o Brasil.

Explique o sistema administrativo do Brasil no decorrer do período colonial.
O sistema administrativo do Brasil foram as capitanias Hereditárias, onde parte do território foi dividido em 15 delas. Cada capitania era entregue a um donatário. 

Explique a substituição da mão-de-obra escrava nativa pela mão-de-obra escrava africana na produção açucareira no Brasil.
A substituição se deu pelo fato de os negros serem mais resistentes devido a fatores culturais e principalmente por que o tráfico negreiro era muito rentável e gerava altos lucros.

Quais os mecanismos que permitem a exploração do Brasil por parte de Portugal.
Os mecanismos baseavam-se em torno do exclusivo comercial, onde garantiam a exploração das riquezas e também pelo “plantation” uma monocultura com mão-de-obra escrava.

BRASIL, DOMÍNIO ESPANHOL E BRASIL HOLANDÊS 

O que foi a união Ibérica?
Foi o período em que a Espanha conquistou o trono de Portugal 

Explique o embargo espanhol.
Foi a proibição do comércio, todos os fins comerciais foram suspensos, o tratado de Tordesilhas foi cancelado. 

Como se deu a invasão holandesa de Pernambuco?
Se deu no momento em que os holandeses se sentiram prejudicados com todas as proibições e elaboraram um plano para a invasão de Pernambuco, conquistando assim a principal economia da colônia.

Quais as consequências da expulsão dos holandeses do Brasil?
As principais consequências foram as diminuições do comércio açucareiro, trazendo uma concorrência desleal e obrigou os portugueses a elaborar novas fontes de lucros.

BRASIL EXPANSÃO TERRITORIAL E OS TRATADOS INTERNACIONAIS

Explique quem foram os principais agentes da exploração do sertão brasileiro?
Os principais agentes de exploração foram os bandeirantes e os criadores de gado que possibilitaram a expansão do território.

Quais foram as atividades exercidas pelos bandeirantes?
Os bandeirantes dedicaram-se ao apresamento de índios para vende-los como escravos a serem aplicados a região do nordeste.

Qual era a função da companhia de Jesus e como ela atuou no processo de colonização da América?
A principal função, era a de catequizar os índios e, fundaram no interior as denominadas missões ou reduções jesuíticas para o processo de colonização.

Porque o tratado de Tordesilhas deixou de ser, no período colonial, o parâmetro para a configuração espacial do Brasil?
Com o tratado de Tordesilhas o Brasil era menos da metade que é hoje. Se os colonizadores respeitassem o tratado, o Brasil seria a metade do atual território. 

Sintetize os principais tratados que possibilitara a configuração territorial do Brasil atual.
 Tratado de Wltrecht (1713 a 1715), entre Brasil e França, determinava o Rio Oiapoque como limite entre Brasil e Guiana Francesa.
Tratado de Madri (1750) determinava a posse da colônia de Sacramento para a Espanha e a região dos Sete Povos para Portugal.
Tratado de Santo Ildefonso (1777). A Espanha se compromete devolver a ilha de Santa Catarina e parte do território do Rio Grande do Sul.
Tratado de Badajós (1801) pôs fim às disputas territoriais do extremo sul. Sete Povos das Missões para o Brasil e a colônia de Sacramento para e Espanha.

BRASIL, INDEPENDÊNCIA E PRIMEIRO REINADO

O que foi o bloqueio continental?
O bloqueio continental foi uma estratégia que Napoleão elaborou para enfraquecer a Inglaterra. Esse bloqueio proibia todos os países de ter relações comerciais com a Inglaterra e, caso alguém desobedecesse, iria sofrer ataques liderados pela França.

Explique as motivações que levaram a transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro.
A corte foi transferida para o rio de janeiro, pois, Portugal desobedeceu ao bloqueio continental e com isso, a corte portuguesa com medo da invasão se transferiu para o Rio de Janeiro em 1808.

Quais as consequências da vinda da família real ao Brasil. E porque este episódio deu início ao nosso processo de independência?
As principais consequências foram, o termino do “pacto comercial” que determinava o exclusivo comercial onde o Brasil só poderia negociar com Portugal e, em 1810, Dom João decretou e assinou com a Inglaterra o “tratado de 1810” que concedia amplas vantagens alfandegarias dos ingleses o que, significava a falência da indústria brasileira. Nesse sentido, o rompimento do pacto colonial antecipou o processo de emancipação.

Qual foi a participação da Inglaterra no processo de emancipação do Brasil.
A importância da Inglaterra foi a mediação e a negociação com Portugal para o reconhecimento da independência do Brasil mediante o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas. Assim o Brasil compra a independência e, nasce endividado.
Diferencie o significado heroico do significado histórico em relação à independência do Brasil
A parte heroica eleva o poder exercido no grito de guerra mas, na realidade o significado histórico apresenta o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas que fez com que o Brasil já nascesse endividado.


BRASIL PRIMEIRO REINADO (1822 – 1831)

O que foi a guerra cisplatina e quais suas consequências para o Brasil?
A guerra da cisplatina foi a disputa pelo território de sacramento que é o atual território do Uruguai. Suas consequências foram uma piora na economia brasileira aumentando a impopularidade do imperador.

Explique por que o poder moderador e a outorgação da constituição de 1824 representaram uma postura arbitrária de Dom Pedro I.
Porque previa a existência de um quarto poder que, na prática, conferia amplos poderes ao imperador, centralizava e subtraia a ordem liberal.

O que foi a confederação do equador?
A confederação do Equador foi um movimento revolucionário, ocorrido em 1824 no nordeste do Brasil. Representou a principal reação contra a tendência absolutista e a política centralizadora do governo de Dom Pedro I, esboçada na carta outorgada de 1824 foi a primeira constituição do país.

Explique os motivos que conduziram Dom Pedro I a renuncia da coroa do brasil.
A situação de Dom Pedro I ficou insustentável o que levou a renuncia do trono em 1831. Era o início do período regencial, pois o imperador havia perdido os principais apoios sociais do Brasil como, a igreja, militares e políticos liberais.

BRASIL PERÍODO REGENCIAL (1831 – 1840)

Caracterize a política no decorrer do período regencial.
A política brasileira no período regencial era dominada por conservadores (Saquaremas) e por liberais (Luzias), ambos os partidos eram provenientes da elite agrária sem grandes divergências ideológicas, apenas desejos de poder.

Explique o fato de ser o período regencial um momento de grandes tensões sociais da história do Brasil.
O período regencial foi de grandes tensões, pois era marcado pelas políticas alfandegárias que, foram estendidas além da Inglaterra, a outros países. Outro fator agravante foram os conflitos sociais que se manifestaram devido ao descontentamento com a situação econômica do Brasil.

Explique a revolução farroupilha
Foi a principal revolta da elite devido a produção de charque que era prejudicada pela desvalorização do produto nacional, devido ao charque uruguaio entrar no país sem taxa adicional. No final a revolta se encerrou por um acordo realizado que passou a cobrar taxas as quais valorizassem o charque nacional.

Por que foi criado o clube da maior idade e qual o seu principal objetivo?
O clube da maioridade foi criado com o objetivo de abafar as revoltas sociais e reestabelecer a ordem, a elite agraria.

BRASIL SEGUNDO REINADO (1840 – 1889)

Caracterize a economia do Brasil no decorrer do segundo reinado.
Em termos econômicos, o Brasil se consolidou como maior produtor mundial de café e com os recursos advindos do café inicia seu processo de industrialização (indústrias de Mauá), que acabaram vindos à falência devido à inzerências da Inglaterra.

Explique a guerra do Paraguai e suas consequências para o Brasil.
O Paraguai foi arrasado humanamente e economicamente sendo forçado a abrir-se ao capital estrangeiro, sobretudo, após a guerra. Dom Pedro II foi gradativamente perdendo apoio político. Os militares voltaram fortalecidos da guerra e, passaram a apoiar a causa abolicionista.

Como se deu a abolição da escravatura do Brasil?
A abolição da escravatura aconteceu de maneira lenta e gradual, pois, não beneficiava a elite brasileira. A princípio, todas as leis apresentadas eram motivo de indignação por parte dos interessados. Esse processo foi se desenvolvendo, até ser decretada pela princesa Isabel a lei áurea em 1888, que pôs fim a escravidão do Brasil, mas, que em termos gerais ficou meio que no papel, porque os negros continuaram exclusos da sociedade.

Como acabou o segundo reinado?
O segundo reinado, teve seu fim quando Dom Pedro foi perdendo o apoio político e isso, ficou mais complicado após o fim da escravidão, pois, Dom Pedro II acabou também, perdendo o apoio agrário. Outros conflitos também foram cruciais para o fim do segundo reinado como, conflitos com a maçonaria e, da igreja em um todo, se tornando inegável e insustentável, possibilitando o golpe militar que daria inicio mais tarde a República do Brasil.


BRASIL REPÚBLICA (1889 – 1930) E REVOLTAS NA REPÚBLICA VELHA

Caracterize o processo de implementação da república no Brasil.
O processo de implementação da república se deu através dos militares que eram aliados aos setores agrários tradicionais. Com a República implantada, trocaram-se as bandeiras, elaborou-se o hino nacional e, implantou-se um novo sistema político, mas, permaneceram as mesmas estruturas de poder e, o povo ficou alheio ao processo de transformação pelo qual passava o país principalmente na questão política.

O que foi a política do café com leite?
A política café com leite foi uma política corrupta que envolveu os estados de minas Gerais maior produtor de leite e, São Paulo maior produtor de café. Dentro dessa política o voto era aberto e controlado pelos coronéis, tornando-se um sistema totalmente manipulado onde o poder de governo era reservado, uma vez por Minas Gerais e outra por São Paulo, que durou por toda a república.

Cite e explique três expressões vinculadas ao contexto de corrupção política do Brasil na república velha.
Pode-se destacar o coronelismo, voto de cabresto e curral eleitoral. As três expressões foram marcadas por períodos de fraudes eleitorais e, onde predominava os caracteres secundários como o “apadrinhamento”, esse mais focado no coronelismo. Já no voto de cabresto, o controle político era feito através do abuso de autoridade (compra de votos) e dos votos adquiridos através de ameaças. A última expressão se baseava na região onde determinado político possuía grande influência e onde, acontecia o voto aberto.

Caracterize a economia do Brasil republicano.
A economia do Brasil no período republicano manteve-se nas bases agrárias, tendo o café como principal produto de exportação.

Contextualize as revoltas sociais que ocorrem no decorrer da república exemplificando de modo mais preciso uma dessas revoltas.
Diversas revoltas e movimentos sociais aconteceram como “o movimento dos messianos”, “Guerra dos canudos”, e a “revolta do contestado”, essa última, liderada por João Maria e, ocorreu em uma região de disputa entre os estados do Paraná e Santa Catarina.

A ERA GETÚLIO VARGAS (1930 – 1945)

Explique a revolução de 1930.
A revolução de 1930 foi um golpe militar realizado por Getúlio Vargas ao perder as eleições. O golpe culminou com a derrubada do governo de Washington Luis, tomando o poder e, comandando dois anos sem constituição.

O que foi a revolução constitucionalista de 1932?
Foi a revolta dos paulistas que desencadeou a Revolução, onde Vargas, abafou a revolta, o que a obrigou a elaborar uma nova constituição.

Cite as inovações da constituição de 1934.
Estabeleceu as eleições diretas, pelo voto secreto feminino, com tudo, o primeiro mandato dessa constituição seria de forma indireta com duração de quatro anos.

Por que Getúlio Vargas elaborou o plano COHEN?
O plano COHEN foi elaborado para instaurar o Estado Novo. O COHEN era na verdade uma intervenção militar, ou seja, um golpe de estado.

O que foi o estado novo?
O estado novo foi uma época onde, Vargas controlou a imprensa, perseguiu os opositores, dissolveu os partidos políticos e, impediu novas eleições.


Explique a contradição que levou Getúlio Vargas a renunciar o poder.
A contradição de elaborar democracias externamente, contra os regimes totalitários e internamente manter um regime autoritário, fez com que Getúlio Vargas se afastasse do poder e renunciasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores