ESTE BLOG POSSUI CONTEÚDOS ACADÊMICOS RELACIONADOS AO CURSO DE GEOGRAFIA (LICENCIATURA) E, CONTEÚDOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. OBRIGADO PELA VISITA.

COLABORE COM O DESENVOLVIMENTO DESTE BLOG, PARA MAIS ESTUDOS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES. MANDE SUA COLABORAÇÃO PARA BANCO DO BRASIL AGENCIA 4079-7 CONTA 9.4222-7 ITAIPULÂNDIA / PARANÁ.

INTERESSE EM PATROCINAR ESTE BLOG ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL anderson_josebender@hotmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Sou simples, honesto, sincero, dedicado, carinhoso, compreensível e de muita fé em DEUS. Sou católico, Professor formado em Educação Infantil, pelo curso de formação de docentes do C.E.P.E.M (Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis) de Missal - PR, formado em Geografia (licenciatura) pela UNIGUAÇU – FAESI, e Pós - Graduado em Educação Especial e Inclusiva.

Pesquisar no blog

Origem das Visitas

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Modelos explicativos do processo saúde-doença





MODELO MÁGICO-RELIGIOSO OU XAMANÍSTICO


VANTAGENS

Promovia uma união entre as sociedades principalmente nos clãs, essa união era promovida sobre a forma de um sacerdote. Havia maior respeito entre os mais sábios e, pessoas mais velhas.
Esse modelo também gerou o desenvolvimento inicial da prática médica.


DESVANTAGENS

Usavam pensamentos místicos que se baseavam nas ações de deuses e espíritos, onde as doenças, deficiências, fome e problemas sociais eram frutos de castigos e, as coisas boas eram relacionadas às bênçãos dos deuses, o que na verdade não correspondia com a realidade, fazendo com que se gerasse uma visão de poder sobre o povo.

MODELO HOLÍSTICO

VANTAGENS

É baseado em um novo pensamento de forma geral, onde, se visava o equilíbrio para manter o corpo saudável, assim, as pessoas procuravam viver em constante harmonia com o meio social e a natureza.
Toda a prática era composta através do coletivo para haver uma grande absorção de energias.

DESVANTAGENS

Não buscava compreender as variações individuais de cada pessoa, gerava também, uma visão de poder sobre o povo, além ainda de se contrapor aos modelos atuais da medicina.


MODELO EMPÍRICO-RACIONAL (HIPOCRÁTICO)

VANTAGENS

Apresenta-se com caráter mais evoluído e, procurava buscar explicações não sobrenaturais para a origem das doenças.
Busca a harmonia através do equilíbrio humano desenvolvendo o bom humor e, trazendo paz no meio onde vive valorizando a preservação do ambiente.

DESVANTAGENS

Foca apenas o humor da pessoa, e alega que qualquer problema e gerado através da falta de humor, contrapondo também os modelos da medicina atual.


MODELO DE MEDICINA CIENTÍFICA OCIDENTAL (BIOMÉDICO)

VANTAGENS

Busca concentrar a visão em partes específicas do corpo humano, visando cada região, desenvolvendo as especialidades.
Em alguns países se desenvolveu através desse conceito a medicina complementar, medicina alternativa ou medicina não convencional, e medicina tradicional, relacionando a prática médica em conjunto com a cura.
Outro conceito desenvolvido é a explicação de doenças associadas ao empirismo.

DESVANTAGENS

Define a saúde da pessoa como se a mesma fosse uma máquina.
Procura promover os conhecimentos através de teorias, crenças e experiências de outras culturas que, não são totalmente explicáveis pela ciência, podendo assim trazer sérias complicações para a real saúde da pessoa.
É motivo de muitas falhas, principalmente na adaptação de organismos e ausência de reação aos estímulos que estão sendo expostos.


MODELO SISTÊMICO

VANTAGENS

Busca conhecer o conjunto que provoca a doença, os motivos, ou seja, faz o papel de investigação, buscando amplos conhecimentos e hipóteses para o problema.
Desenvolve o conhecimento científico das doenças buscando relacionar as mais diversas razões que possam causar o problema.

DESVANTAGENS

Conduz a saúde a um funcionamento mecânico.
Apresenta as epidemias como sendo consequência da quebra no equilíbrio do ecossistema, tendo pensamento contrário à verdade.
Dentro desse conceito, a o risco de aumentar a desigualdade de acesso ao sistema gerando um sistema de saúde complexo.
Dentro das camadas sociais da população, crescem as diferenças, pois tudo acaba pesando mais sobre os menos favorecidos, ou seja, a classe média baixa, dando a entender aos leigos que eles possam ser os principais responsáveis pelos problemas o que acaba com o tempo, afetando negativamente o conjunto da saúde.


MODELO DA HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS (MODELO PROCESSUAL)

VANTAGENS

Procura explicar e fazer valer os mais diversificados métodos de controle e prevenção das doenças e seus consequentes problemas.
Esse programa visa também todo o processo de saúde-doença promovendo atitudes e Práticas em Saúde e Ciências Sociais, apresentando uma dimensão qualitativa.
Esse modelo também desenvolve a explicação científica paras as doenças explicando o motivo de cada uma delas.

DESVANTAGENS

Busca apresentar focos muito específicos como no meio externo onde atuam apenas os agentes e determinantes e, no meio interno onde apenas se desenvolvem as doenças, faltando algo mais dinâmico para melhorar tal ideologia.
O sistema em questão ainda promove o risco de se aumentar a desigualdade de acesso ao sistema.
Outra desvantagem ainda seria as alterações bioquímicas, histológicas e fisiológicas, que seria um modelo já desconsiderado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores