ESTE BLOG POSSUI CONTEÚDOS ACADÊMICOS RELACIONADOS AO CURSO DE GEOGRAFIA (LICENCIATURA) E, CONTEÚDOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. OBRIGADO PELA VISITA.

COLABORE COM O DESENVOLVIMENTO DESTE BLOG, PARA MAIS ESTUDOS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES. MANDE SUA COLABORAÇÃO PARA BANCO DO BRASIL AGENCIA 4079-7 CONTA 9.4222-7 ITAIPULÂNDIA / PARANÁ.

INTERESSE EM PATROCINAR ESTE BLOG ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL anderson_josebender@hotmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Sou simples, honesto, sincero, dedicado, carinhoso, compreensível e de muita fé em DEUS. Sou católico, Professor formado em Educação Infantil, pelo curso de formação de docentes do C.E.P.E.M (Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis) de Missal - PR, formado em Geografia (licenciatura) pela UNIGUAÇU – FAESI, e Pós - Graduado em Educação Especial e Inclusiva.

Pesquisar no blog

Origem das Visitas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Carta Topográfica


         Voltando ao nosso tempo de escola, vamos ver se conseguimos refrescar nossa memória.
Carta topográfica nada mais é do que um mapa, mas com grande riqueza de detalhes, dependendo da sua escala. Se lembra da escala??Não da Escala FM ou escala musical, e sim a escala da carta. Escala é a relação de distância do mapa para o terreno normal.
        Por exemplo, um mapa com a escala de 1:25.000 quer dizer que cada centímetro no mapa equivale a 25.000 centímetros no solo. Agora basta você converter essa medida em outras grandezas, como metros ou quilômetros.
         Escala grande e Escala pequena: Não se confunda: Escala grande é a que tem um número baixo, por exemplo: 1:25.000, 1:50.000 pois quanto menor o número da escala, maior são os detalhes do mapa. Para trekking, use mapas de escala grande, 1:20.000, se possível.
          Escala pequena, no caso, nos mostra menos detalhes da região. Se você tiver um mapa de 1:100.000 por exemplo, vai ser difícil perceber detalhes no solo. Afinal, 1:100.000 quer dizer que cada centímetro do mapa equivale a 100.000 de terreno.


OBS: Nunca esqueça Numero grande escala pequena. Numero pequeno escala grande.


Aspecto de uma carta topográfica





Veja a foto acima. É uma ampliação de uma carta topográfica com todos os detalhes. Você pode observar as linhas horizontais e verticais cortando o mapa. São os paralelos e os meridianos. Vamos tirar a poeira do cérebro e lembrar:

Linhas horizontais = Paralelos
Linhas verticais = Meridianos
Através do cruzamento dessas linhas, nós temos as coordenadas, com o padrão:
Paralelos - Meridianos
Ou seja, ao ler ou escrever uma coordenada você deve obedecer o padrão:
00.00 N ou S
000.00 L ou W

        Mas para você talvez não seja ainda tão importante saber essas coordenadas, a não ser que você vá utilizar um GPS. Mas aí você já não é um leigo, não é mesmo!!!!
Símbolos gráficos:
       Observe que a carta topográfica não informa somente a trilha, e sim dá informações sobre relevo, hidrografia, escala etc.
Relevo: Importante na carta é observar os relevos e as curvas de nível( números que informam altura do relevo ).
       Também pode se observar estradas, construções, trilhas, de acordo com a escala do mapa. Quanto maior a escala, mais detalhes você terá.




Observe a foto abaixo e veja como morros podem ser representados por curvas de nível. Nesse caso você pode notar que a parte de trás do morro é mais íngrime, pois as curvas ficam mais próximas umas das outras.


Fonte:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores