1. Quais são as diferenças entre rochas ígneas extrusivas e intrusivas?
As rochas ígneas intrusivas cristalizam-se quando o magma intrude em uma massa de rocha não-fundida em profundidade na crosta terrestre. São reconhecidas por seus cristais grandes inter-crescidos que se desenvolve lentamente Ex: Granito. Já as rochas ígneas extrusivas formam-se pelo rápido resfriamento do magma que chega a superfície, são reconhecidas pelas texturas vítreas ou de granulação fina Ex: Basalto. Ou seja, a principal diferença entre as duas rochas está na parte do resfriamento.
2. Dos três grupos de rochas, quais se formam na superfície terrestre e quais se formam no interior da crosta?
No interior da crosta encontramos as rochas ígneas que são formadas pela cristalização do magma em profundidade da crosta e manto superior. Mais profundamente formadas por altas temperaturas e pressões das profundezas principalmente onde as placas da terra se colidem encontramos as rochas metamórficas que atuam em qualquer tipo de rocha ígnea Ex: Xisto azul. No entanto encontramos rochas na superfície as quais denominamos de sedimentares, são como, camadas de partículas soltas, como areia, silte e conchas de organismos formam-se a medida que as rochas vão sendo alteradas e crodidas.
3. Onde você pode ver uma rocha nos continentes?
Encontramos as rochas dispostas segundo os padrões determinados pela história, as rochas não são encontradas na natureza aqui e ali. Mas devido aos movimentos desencadeados pelo seu material de origem (magma) elas são "bagunçadas" de suas devidas posições, se fizéssemos uma perfuração encontraríamos nos primeiros quilômetros apenas rochas sedimentares, mais a fundo cerca de 6 a 10 Km penetraríamos em uma área de rochas ígneas e metamórficas.
Conclusão
Nenhum comentário:
Postar um comentário