ESTE BLOG POSSUI CONTEÚDOS ACADÊMICOS RELACIONADOS AO CURSO DE GEOGRAFIA (LICENCIATURA) E, CONTEÚDOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. OBRIGADO PELA VISITA.

COLABORE COM O DESENVOLVIMENTO DESTE BLOG, PARA MAIS ESTUDOS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES. MANDE SUA COLABORAÇÃO PARA BANCO DO BRASIL AGENCIA 3744-3 CONTA 9.422-6 MISSAL / PARANÁ.

INTERESSE EM PATROCINAR ESTE BLOG ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL anderson_josebender@hotmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Sou simples, honesto, sincero, dedicado, carinhoso, compreensível e de muita fé em DEUS. Sou católico, Professor formado em Educação Infantil, pelo curso de formação de docentes do C.E.P.E.M (Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis) de Missal - PR, formado em Geografia (licenciatura) pela UNIGUAÇU – FAESI, e cursando atualmente Pós - Graduação em Educação Especial e Inclusiva.

Pesquisar no blog

Origem das Visitas

sábado, 26 de novembro de 2011

Plano de Aula para o Ensino Fundamental (9º ano)

UNIGUAÇU – UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DO IGUAÇU LTDA.
FAESI – FACULDADE DE ENSINO SUPERIO DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU
ISE – INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
CURSO DE GEOGRAFIA QUARTO PERÍODO
Pratica de Ensino e Educação Ambiental


PLANO DE AULA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
 PARA O ENSINO FUNDAMENTAL



ANDERSON AMBROZINE
ANDERSON JOSÉ BENDER


Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Prática de Ensino e Educação Ambiental da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu, sob orientação da Professora Beloni Celso.



SÃO MIGUEL DO IGUAÇU
2011



PLANO DE AULA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Tema:
Conservação da Água

Conteúdo específico:
Educação Ambiental

Turma:
Ensino fundamental (9º ano)

Duração da aula:
 06 aulas (50 minutos cada)

Objetivo:
Despertar a consciência da preservação da água, desenvolvendo hábitos que possam trazer uma conscientização mais aprofundada em relação à conservação da mesma.

Desenvolvimento:
1º Passo: A primeira aula será iniciada com um texto informativo, sobre a importância da água. Em seguida, os alunos serão abordados com perguntas como: quais são as principais finalidades da água em nossa vida e para o planeta? Após ouvir as respostas de alguns dos alunos, analisar e debater por um momento, em seguida, questiona – los novamente pedindo – lhes: o que está acontecendo com esse recurso natural, que é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos?
Na segunda aula serão mostradas imagens da situação que estão nossos rios, nascentes e mares. Posteriormente apresentar e expor atitudes que possam acontecer para se reverter essa situação, como mudanças de hábitos, conscientização, cuidados etc.
2º Passo: Na terceira e quarta aula, os alunos serão levados até um córrego no município, para analisar, anotar no caderno e fotografar a situação que o mesmo se encontra, observando sua encosta, verificando se há ou não lixo nas proximidades e qual o tipo do lixo encontrado, de onde ele vem, quem o produz e o porquê ele se encontra naquele local.
3º Passo: Na quinta e sexta aula, será formado um circulo, para debater o que foi visto no córrego. Na sequência, construir cartazes informativos para orientar a escola e a comunidade sobre o dever que todos devem ter na preservação da água e o lugar certo de colocar o lixo.

Recursos:
Televisão pen-drive, DVD ou computador com data show (se houver), câmera digital, cartolina, pincéis, revistas, fotos e um ônibus cedido pela prefeitura.

Avaliação:
A avaliação será realizada em três etapas: a primeira delas será feita no decorrer das aulas, observando o comportamento e interesse dos alunos. A segunda será feita nas ultima aulas, quando será organizado um círculo em sala de aula para debater com os alunos os pontos positivos da atividade. Nessa conversa, poderá ser visto e analisado quem entendeu a importância e a conscientização para se preservar a água. E a terceira será a observação da montagem dos cartazes.

3 comentários:

  1. óóótimo conteÚdo.


    PARABÉNS.!

    JCA.JU

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! pela praticidade e simplicidade de elaboração desse plano de aula sobre um tema de grande relevância

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! pela praticidade e simplicidade de elaboração desse plano de aula sobre um tema de grande relevância

    ResponderExcluir

Marcadores