UNIGUAÇU – UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DO IGUAÇU LTDA.
FAESI – FACULDADE DE ENSINO SUPERIO DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU
ISE – INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
CURSO DE GEOGRAFIA QUARTO PERÍODO
Pratica de Ensino e Educação Ambiental
PLANO DE AULA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
ANDERSON AMBROZINE
ANDERSON JOSÉ BENDER
Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Prática de Ensino e Educação Ambiental da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu, sob orientação da Professora Beloni Celso.
SÃO MIGUEL DO IGUAÇU
2011
PLANO DE AULA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Tema:
Conservação da Água
Conteúdo específico:
Educação Ambiental
Turma:
Ensino fundamental (9º ano)
Duração da aula:
06 aulas (50 minutos cada)
Objetivo:
Despertar a consciência da preservação da água, desenvolvendo hábitos que possam trazer uma conscientização mais aprofundada em relação à conservação da mesma.
Desenvolvimento:
1º Passo: A primeira aula será iniciada com um texto informativo, sobre a importância da água. Em seguida, os alunos serão abordados com perguntas como: quais são as principais finalidades da água em nossa vida e para o planeta? Após ouvir as respostas de alguns dos alunos, analisar e debater por um momento, em seguida, questiona – los novamente pedindo – lhes: o que está acontecendo com esse recurso natural, que é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos?
Na segunda aula serão mostradas imagens da situação que estão nossos rios, nascentes e mares. Posteriormente apresentar e expor atitudes que possam acontecer para se reverter essa situação, como mudanças de hábitos, conscientização, cuidados etc.
2º Passo: Na terceira e quarta aula, os alunos serão levados até um córrego no município, para analisar, anotar no caderno e fotografar a situação que o mesmo se encontra, observando sua encosta, verificando se há ou não lixo nas proximidades e qual o tipo do lixo encontrado, de onde ele vem, quem o produz e o porquê ele se encontra naquele local.
3º Passo: Na quinta e sexta aula, será formado um circulo, para debater o que foi visto no córrego. Na sequência, construir cartazes informativos para orientar a escola e a comunidade sobre o dever que todos devem ter na preservação da água e o lugar certo de colocar o lixo.
Recursos:
Televisão pen-drive, DVD ou computador com data show (se houver), câmera digital, cartolina, pincéis, revistas, fotos e um ônibus cedido pela prefeitura.
Avaliação:
A avaliação será realizada em três etapas: a primeira delas será feita no decorrer das aulas, observando o comportamento e interesse dos alunos. A segunda será feita nas ultima aulas, quando será organizado um círculo em sala de aula para debater com os alunos os pontos positivos da atividade. Nessa conversa, poderá ser visto e analisado quem entendeu a importância e a conscientização para se preservar a água. E a terceira será a observação da montagem dos cartazes.
óóótimo conteÚdo.
ResponderExcluirPARABÉNS.!
JCA.JU
Parabéns! pela praticidade e simplicidade de elaboração desse plano de aula sobre um tema de grande relevância
ResponderExcluirParabéns! pela praticidade e simplicidade de elaboração desse plano de aula sobre um tema de grande relevância
ResponderExcluir