ESTE BLOG POSSUI CONTEÚDOS ACADÊMICOS RELACIONADOS AO CURSO DE GEOGRAFIA (LICENCIATURA) E, CONTEÚDOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. OBRIGADO PELA VISITA.

COLABORE COM O DESENVOLVIMENTO DESTE BLOG, PARA MAIS ESTUDOS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES. MANDE SUA COLABORAÇÃO PARA BANCO DO BRASIL AGENCIA 3744-3 CONTA 9.422-6 MISSAL / PARANÁ.

INTERESSE EM PATROCINAR ESTE BLOG ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL anderson_josebender@hotmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Sou simples, honesto, sincero, dedicado, carinhoso, compreensível e de muita fé em DEUS. Sou católico, Professor formado em Educação Infantil, pelo curso de formação de docentes do C.E.P.E.M (Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis) de Missal - PR, formado em Geografia (licenciatura) pela UNIGUAÇU – FAESI, e cursando atualmente Pós - Graduação em Educação Especial e Inclusiva.

Pesquisar no blog

Origem das Visitas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Educação a Distância - Pós e contras

EDUCACAO Á DISTANCIA

Para quem mora longe de uma universidade ou não pode ir à aula, a educação da distancia parece ideal. Por isso ela tem conquistado tanto espaço.
Obs:
Em 2000, 13 cursos superiores reunirão 1.758 alunos, já em 2008 havia 1.752 cursos de graduação e pós-graduação com 786.718 alunos matriculados. A experiência no ensino a distancia começaram no inicio do século 20, com cursos profissionalizantes, por carta, radio e mais tarde pela tv. Só com a internet banda larga eles se tornaram viáveis na graduação e na pós.
       Porem dados do inep revela que enquanto a graduação presencial formou 736.829 profissionais em 2006, o ensino a distancia contabilizou apenas 25.804, mas esses dados ainda são pequenos para que as redes avaliem a competência deles.
        Muito se diz sobre o EAD, mas nem tudo pode ser levado a sério, antes de fazer a matricula você tem direito de saber o que a faculdade realmente oferece como por ex: método de ensino da faculdade, tecnologias usadas, o tipo de material didático usado, o tipo de interação disponível, quanto tempo leva para o tutor responder as dúvidas.
MITOS E VERDADES SOBRE A EDUCACAO A DISTANCIA

O curso não e adequado para os mais jovens: VERDADE
54% das instituições que oferecem cursos á distancia que os matriculados tem mais de 30 anos, afirmam em geral que os mais jovens não atingiram o nível de maturidade, comprometimento e responsabilidade que os estudos da modalidade requer.
É ideal para quem tem pouco dinheiro: MITO
O fato de os cursos a distancia serem mais baratos nem sempre é verdade, o ideal é fazer um levantamento de todos os gastos antes de efetuar a matricula. Pois o valor da mensalidade não é o único valor investido, é preciso estar ciente com os custos do transporte e alimentação e também com a compra de materiais didáticos.
É preciso ter um bom computador e uma boa conexão de internet: VERDADE
Mais de 93% dos cursos de graduação e Pós utilizam a internet como principal meio de ensino. Quem não tem computador com internet rápido pode sair prejudicado.
O diploma é fácil: MITO
O tempo de duração do curso é o mesmo que na modalidade presencial, por isso quem acha que uma boa faculdade á distancia é moleza pode acabar frustrado com o grau de dificuldade que se apresenta e não seguir a diante.
Os professores são menos qualificados: VERDADE
Em EAD, esse profissional chamado tutor, é o responsável de tirar as duvidas e avaliar a participação deles nas tarefas. O grande problema é a formação dos tutores exigida por lei é muito baixa. Eles devem apenas ser formados na área em que vão fazer a tutoria.
As avaliações não são difíceis: MITO
O nível de exigência das provas explicativas é o mesmo das aplicadas nas faculdades presenciais. Muitas vezes elas se tornam ainda mais difíceis pelo acumulo de conteúdo.
Concluímos assim que A EAD tem suas vantagens e desvantagens, assim como as faculdades presenciais.

O DESAFIO DO CURSO DE TURISMO A DISTANCIA E SUA GEOGRAFIA
Diante de tantos mitos e verdades analisamos que o curso de turismo é um desafio no ensino a distancia. Tal desafio deve-se ao amplo trabalho de campo destinado ao aluno do curso do turismo.
O curso de turismo por ser um curso que exige muitas viagens e conhecimentos elevados sobre o espaço geográfico de cada região, o aluno deve ir em busca de  conteúdos e pesquisas que trazem benefícios para seu bom desenvolvimento.
A faculdade de turismo e de geografia são curso impossíveis de serem realizados através da faculdade a distancia, devido a sua grande necessidade de realizações de trabalhos de campo, pois não é possível realizar esses trabalhos só através da internet.

GRUPO: ANDERSON JOSÉ BENDER, LARISSA, ELIANE, RICARDO MARASKA, RICARDO LIMBERGER, AIRTON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores