PLANO DE AULA
Resumo: A atividade sugerida para o conteúdo de geologia (placas tectônicas) ensina como fazer um quebra-cabeça fácil, capaz de ensinar os educando de forma prática e concreta facilitando o entendimento dos mesmos, pode ser trabalhando conceitos como: Movimentos das placas tectônicas (divergentes ou convergentes) e as causas que os tremores trazem para a crosta terrestre.
Palavras – Chave: Placas tectônicas, crosta terrestre, movimentos convergentes e divergentes.
Nível de ensino: Nível de ensino Fundamental, 6º ano.
Aspectos relevantes: A construção do quebra – cabeça, auxilia na aprendizagem dos educandos por ser prática e lúdica no qual os alunos demonstram interesse em realizá-la.
Duração da atividade: 06 aulas (50 minutos cada).
Objetivos Gerais: O educando deverá ser capaz de compreender os terremotos como parte da dinâmica natural da terra.
O aluno deve estabelecer a relação entre sismos e os danos que provocam.
Metodologia: O professor deverá ter trabalhado anteriormente conteúdos para melhor compreensão do aluno como as camadas da Terra (manto, núcleo e crosta).
Os alunos serão divididos em duplas para a realização da aula proposta, caberá ao professor fazer cópias do mapa – mundo caracterizado com as placas tectônicas, para ser entregue aos alunos.
1º Passo: Deverá ser entregue a cópia do mapa – mundo para identificação das placas tectônicas com o auxilio da legenda na qual se encontra anexada o mapa.
2º Passo: Após a identificação das placas com seus respectivos nomes, seguindo a ordem de cor sugerida na legenda os alunos deverão colorir as placas tectônicas.
3º Passo: Recortar as peças e colar em papel cartão ou cartolina (providenciada pelos alunos), montando o quebra-cabeça.
Finalizando a confecção do quebra – cabeça o professor pedirá para os alunos “embaralhar” as peças e montar novamente, ao ser montado o professor explicará que juntando as placas tectônicas será formado a crosta terrestre. Realizar ainda movimentos que se assemelham com os movimentos divergentes e convergentes.
Serão apresentados slides das causas que os abalos trazem para a Terra, cidades ou países que sofreram tremores devido a movimentação das placas tectônicas.
Avaliação: O professor poderá avaliar os alunos no decorrer das aulas observando alguns aspectos como: Interesse; espontaneidade em esclarecer dúvidas; execução da atividade proposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário