ESTE BLOG POSSUI CONTEÚDOS ACADÊMICOS RELACIONADOS AO CURSO DE GEOGRAFIA (LICENCIATURA) E, CONTEÚDOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. OBRIGADO PELA VISITA.

COLABORE COM O DESENVOLVIMENTO DESTE BLOG, PARA MAIS ESTUDOS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES. MANDE SUA COLABORAÇÃO PARA BANCO DO BRASIL AGENCIA 4079-7 CONTA 9.4222-7 ITAIPULÂNDIA / PARANÁ.

INTERESSE EM PATROCINAR ESTE BLOG ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL anderson_josebender@hotmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Sou simples, honesto, sincero, dedicado, carinhoso, compreensível e de muita fé em DEUS. Sou católico, Professor formado em Educação Infantil, pelo curso de formação de docentes do C.E.P.E.M (Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis) de Missal - PR, formado em Geografia (licenciatura) pela UNIGUAÇU – FAESI, e Pós - Graduado em Educação Especial e Inclusiva.

Pesquisar no blog

Origem das Visitas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Tipos de solos - erosão

Anderson José Bender.  Disciplina: Geologia Geral.

1.     Quais os principais tipos de solos existentes no Brasil?
No Brasil existem quatro tipos de solos identificados. Entende-se que o solo brasileiro é formado a partir de três estruturas geológicas, são elas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. Cada uma permite a formação de determinados minerais e solos como:
Terra roxa: corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que detém uma tonalidade avermelhada, pode ser encontrado em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Esse é originado a partir da decomposição de rochas, nesse caso de basalto.
Massapé: é um solo encontrado principalmente no litoral nordestino constituído a partir da decomposição de rochas com características minerais de gnaisses de tonalidade escura, calcários e filitos.
Salmorão: esse tipo de solo é encontrado ao longo das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste brasileiro, é constituído pela fragmentação de rochas graníticas e gnaisses.
Aluviais: é um tipo de solo formado em decorrência da sedimentação em áreas de várzea ou vales, é possível de ser encontrado em diversos pontos do país.


2.     O que é erosão?
Erosão é a destruição do solo através da ação da água da chuva e do vento. A erosão destrói as estruturas de areias, argilas, óxidos e húmus que compõem o solo. Existe também a erosão das rochas causada pelo gelo, à água infiltra nas fissuras rochosas e congela expandindo e provocando o “desmanche” das mesmas.


3.     Por que Ocorre erosão?
A erosão ocorrer por causas naturais o excesso de chuva numa determinada região provoca deslizamentos, infiltrações e mudanças na consistência do terreno provocando a deslocação de um terreno. Podemos ainda citar como influencia o vento e a mudança de temperatura que também são causadores importantes da erosão. Geralmente são classificados cinco tipos de erosão: Erosão pluvial, Erosão eólica, Erosão marinha, Erosão química e Erosão glacial. Vale ressaltar ainda que o ser humano também é um importante agente provocador das erosões. Ao retirar a cobertura vegetal de um solo, este perde sua consistência, pois a água, que antes era absorvida pelas raízes das árvores e plantas, passa a infiltrar no solo. Esta infiltração pode causar a instabilidade do solo e a erosão. Atividades de mineração, de forma desordenada, também podem provocar erosão. Ao retirar uma grande quantidade de terra de uma jazida de minério, os solos próximos podem perder sua estrutura de sustentação. 


Fontes de pesquisa
http://www.suapesquisa.com/geografia/erosao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores